domingo, 7 de junho de 2015

MÚSICA E LIERATURA MARCARAM A POSSE DOS NOVOS ACADÊMICOS DA ACADEMIA DE LETRAS DE GRAVATÁ

Na noite fria de sábado (06) de junho, a poesia e discursos literários marcaram a posse dos novos acadêmicos que passaram a ocupar 5 novas cadeiras da Academia de Letras e Artes de Gravatá.

O evento aconteceu no restaurante “Moinho” e foi bastante prestigiado por entidades culturais a exemplo da ALAOMPE através do Presidente Dr. Ailton Santa Cruz, e demais autoridades Lucélia Gomes – Presidenta da Academia de Letras de Paulista, Dea Coirola – Govrenadora da Associação Internacional dos Poetas, Dr. Adeildo Nunes – Fundador da ALAG,Geraldo Ferraz – representando a UBE – União Brasileira de Escritores e a Academia de Letras do Nordeste, Terezinha Melo – Presidenta da Academia Escadense de Letras. Da Academia Morenense de Letras além de escritores e poetas.
Como não poderia ser diferente a literatura e a música marcaram o momento histórico na vida da entidade. O professor/ Cantor Carlos Fester, Marquinhos dos Teclados que animou a noite e do jovem Plínio Gabriel (Violinista) além de Dilma Salgado, que ao lado de Carlos Fester presentearam o público com a interpretação do Hino de Gravatá em alto estilo. Outro registro importante foi no momento da posse do Major Verceli que trocou o discurso pela música; usando seu sax para tocar uma belíssima música e encantar aos presentes.
Quem viu nascer a Academia de Letras e Artes de Gravatá, como o Dr. Adeildo Nunes, um dos fundadores da entidade, juntamente com o saudoso Dr. lamartine Farias, que foi o principal incentivador da criação em 27 de outubro de 1997. De onde estiver deve estar muito feliz com a continuidade do trabalho, através dos seus confrades e confreiras, enfatizou um dos confrades. Como também da posse festiva na noite de ontem (06) no restaurante O Moinho, dos novos Membros da Academia, indicados por pessoas da sociedade local, todos com destaque na literatura, poesia de cordel, história local, Música, entre eles: Dilsa Farias (Professora/Historiadora) Maria Ivoneide Calado (Escritora) José de Anchieta Antunes (Cronista, poeta, contista) Edson Francisco (poeta, professor, cordelista, declamador) Verseli Lins da Silva (Músico, Maestro, Major do Exército). Sem dúvidas foi uma noite muito prestigiada, que contou com figuras ilustres, de todos os seguimentos sociais. Cada acadêmico empossado, usou da palavra e todos eles, sem exceção falaram de seus Patronos, uma espécie de padrinho da arte, Dilsa farias/Patrono José Lamartine de Andrade Lima (1910-2003) José de Anchieta Antunes/ Patrono Ariano Vilar Suassuna (1927-2014) Maria Ivoneide Orlando de Arruda/Patrono Tomé Rios Monteiro (1910-2002) Edson Francisco dos Santos/Patrono Edgar Nunes Batista (1924-1999) Verceli Lins da Silva/Patrona Vanderci Lins da Silva (1929-2009). A presidenta Vilma falou sobre a importância do momento de transformação que vive a ALAG: “Estamos procurando dinamizar nossas ações e com esta posse vamos fortalecer nossa academia com novas idéias e entusiasmo. Tudo em defesa das artes e das letras”. Concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário