quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ALAG PARTICIPA DE ENCONTRO DE ESCRITORES NA FAINTVISA EM VITÓRIA

0 comentários

Na tarde desta quarta feira (24)outubro aconteceu o Encontro de Escritores na comemoração do aniversário da Faintvisa - Faculdade Integrada de Vitória. Entre os homenageados estavam os escritores Geraldo Ferraz da ALAG e UBE, Meoquiades Montenegro da UBE e Fátima Quintas da Academia Pernambucana de Letras entre outros nomes importantes da cultura Pernambucana. Alunos e membros de instituições culturais prestigiaram o evento.
Academias de Vitória, Palmares, Olinda, Recife e outras marcaram presença. A ALAG - Academia de Letras e Artes de Gravatá esteve representada pela sua presidente Célia Soares de Cravalho, o Vice presidente Josias Teles, os acadêmicos Anchieta Antunes, Geraldo Ferraz um dos homenageados e as acadêmicas Terezinha Carvalho e Dea Coirolo. Além da entrega de certificados, foram entregues talhas em madeira com as mãos cravadas dos homenageados. O Diretor presidente da FAINTVISA, Ubirajara Carneiro, falou da importância deste intercambio com os escritores da UBE,da valorização que deveria ter os professores no País, pois são eles responsáveis pela formação dos cidadãos.
Geraldo Ferraz fez uma explanação sobre o projeto "Quarta As Quatro" que acontece toda quarta feira na UBE e que excepcionalmente estava acontecendo de maneira itinerante na FAINTVISA nesta tarde. Alunos da instituição participaram declamando poesias.
Após a solenidade de homenagens no auditório aconteceu nos jardins da faculdade um sarau de poesias com os escritores e poetas da UBE.
Ler mais...

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Inauguração do Café & Cultura reúne membros da Academia de Letras de Gravatá, escritores e modelos

1 comentários

Igor da Nóbrega:maisagreste.com
Na noite da última sexta (19), a cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, foi contemplada com a inauguração oficial da cafeteria e doceria Café & Cultura. A noite, que foi marcada por declamação de poesias e crônicas, apresentação de fotos da história de Gravatá e um papo cultural, reuniu escritores, convidados e membros da Academia de Letras e Artes de Gravatá (Alepe). “Para mim, foi um passo muito grande para a cultura de nosso povo gravataense, para que possamos demonstrar nosso amor à cidade. Esse evento é único, eu nunca tinha passado por um momento tão lindo e feliz como aqui na cafeteria. É uma oportunidade que está tendo para todos nós melhorarmos, de uma forma geral, o amor e a cultura de nossa cidade”, afirmou a professora de Letras, poetisa e também integrante da Alepe, Dilsa Farias. Para a empresária Maria Onesite Moreira Maia e proprietária do empreendimento, o momento significou um pontapé e marco em Gravatá, com um espaço que vai explorar as questões artística e cultural. “A ideia é promover eventos em que os artistas da terra possam expor seus trabalhos, seus talentos e, com isso, aumentar ainda mais o potencial turístico da cidade. A partir do momento em que o turista vê uma exposição de quadros e artesãos, vê citações de cordéis, vê membros de Academias de Letras divulgando suas obras literárias e O produtor cultural e responsável pela realização da Miss e do Mister Gravatá, Marivaldo Mathias, destaca que a noite foi enriquecida com muito conhecimento cultural. “Eu tô muito feliz e honrado por ter participado deste momento. Conseguimos interagir e trazer pessoas importantes, como a presidente da Academia de Lestras daqui. Eu acho que Gravatá é uma cidade rica e nossa cultura é maravilhosa. O Café & Cultura veio para abranger cultura, conhecimento e gastronomia. Tem coisa mais gostosa que você tomar um café, acompanhado por um bolo e deliciosas sobremesas, e ler um bom livro?”, finalizou. A cafeteria e doceria está localizada na Rua Duarte Coelho, nº 92, Sala 8, Prado – Galeria Moá. O horário de funcionamento acontece nas quartas e quintas, das 14h às 22h, e das sextas aos domingos e feriados, das 10h às 22h. Encontro Boêmio Literário A presidente da Academia de Letras e Artes de Gravatá, Maria Célia Soares, afirmou que se reunirá com os demais membros da Alepe para realizar, mensalmente, o Encontro Boêmio Literário, com papo cultural, música, exposição de quadros, declamação de poesias e crônicas. Sobre a cafeteria e doceria Café & Cultura O local irá promover diversos eventos culturais, através da presença de poetas, escritores, pintores, cordelistas, músicos, entre outros artistas.
Ler mais...